Como saber a origem de uma infiltração
Para garantir um conserto correto de uma infiltração, é necessário fazer a detecção correta e precisa de sua origem.
A detecção da origem exata de uma infiltração pode ser feita por meio da observação meticulosa de pontos com manchas de umidade nas superfícies de paredes pisos e tetos, e poças de água próximas a componentes hidráulicos, como torneiras, chuveiros, máquinas de lavar roupa e louça, e até vasos sanitários.
Verifique possíveis locais de infiltração
Para detectar a origem de uma infiltração, especialmente, daquela decorrente de vazamentos, é preciso observar alguns sinais visuais, principalmente, de umidade, como manchas de mofo e bolor em lugares como paredes e tetos.
Descoloração e formação de bolhas e curvaturas nas superfícies do imóvel, bem como mudança de textura nas paredes também ajudam a localizar a origem do problema.
Cheiros estranhos, goteiras e poças de água em certos locais também são indícios de uma infiltração exatamente naquele local.
Observação das condições climáticas
Outro ponto que ajuda bastante na hora de detectar a origem de possíveis infiltrações é verificar se aparecem goteiras ou manchas de água quando está chovendo.
Dias de ventos muito fortes também indicam problemas desse tipo, que podem estar atrelados às falhas na impermeabilização, ou alguma parte danificada no telhado ou nas calhas.
Verificação das áreas próximas ao imóvel
Para localizar a origem de uma infiltração em um apartamento ou prédio de uma maneira geral é preciso verificar áreas adjacentes aos locais afetadas, especialmente, em paredes ou tetos diretamente ligados a outras unidades.
Dessa forma, dá identificar se a origem da infiltração está no próprio espaço afetado, ou em uma área compartilhada, e nesse caso, é preciso comunicar ao locatário do local ou ao síndico do prédio.
Consideração da idade da estrutura do imóvel
Por fim, caso o imóvel tenha mais de 10 anos, então, a origem da infiltração pode ser em decorrência de falta de manutenção ou desgaste natural.
Nesse caso específico, como o foco da avaria pode ser mais profundo do que se imagina, a solução é fazer uma inspeção mais detalhada para determinar a causa do problema através da contratação dos serviços de técnicos e encanadores da área.
Nossos profissionais estão de prontidão para garantir um serviço de baixo custo e de imediato conserto para qualquer tipo de infiltração, mesmo aquelas cuja origem é bem profunda na construção do imóvel.
Com aparelhos modernos, eles conseguem detectar o ponto exato da avaria, e rapidamente o problema é resolvido, especialmente se a questão envolver vazamentos de água.
Contrate e confira nossos serviços de excelência!
FAQ: sinais de infiltrações
-
Quais os sinais de infiltração em certos locais do imóvel?
Em geral, nos locais da origem de infiltrações surgem manchas de mofo e bolor em paredes e tetos, além de descoloração, formação de bolhas e curvaturas nas superfícies do imóvel, bem como a mudança de textura nas paredes e demais localidades.
-
Chuvas e ventos ajudam a localizar a origem da infiltração?
Sim, basta observar se quando chove escorre água pelas paredes, ou surgem goteiras no teto. Há uma probabilidade muito grande da avaria estar naquele ponto específico.
-
O que fazer quando a infiltração vem do imóvel vizinho?
Quando se constatar que a infiltração está vindo do vizinho (seja casa ou apartamento), é preciso comunicar imediatamente o proprietário do local, e caso ele não tome as medidas necessárias para o conserto da avaria, é necessário pegar um laudo com técnicos de caça vazamentos, constatando a origem do problema e tomar as medidas cabíveis.
-
Imóveis antigos estão mais propensos à infiltração?
Sim, em caso do imóvel já ter mais de 10 anos, por exemplo, e nunca tiver passado por nenhuma manutenção em sua rede hidráulica, é provável que surjam vazamentos em canos ocultos, ou que a estrutura esteja danificada, e entre água da chuva, provocando infiltrações.
-
Qual o perigo de infiltrações em locais que não se sabe a origem?
Além de infiltrações muito profundas serem difíceis de consertar, esse problema pode causar danos consideráveis na estrutura do imóvel até ser finalmente percebido, e também pode provocar enfermidades em decorrência da formação de mofo e bolor naquela superfície.